Projeto Casa da Madeira

O projeto Casa da Madeira - centro de referência da madeira trata da edificação de uma casa inteiramente construída com madeira para abrigar a sede de uma instituição voltada para o estudo, a pesquisa e a difusão do conhecimento da madeira.

Concepção: Grinover Associados Arquitetura e Design

OBJETIVOS
Criar novos parâmetros para futuros projetos
Desenvolver e introduzir novas tecnologias na indústria
Aprimorar a capacidade técnica do trabalhador
Promover o agronegócio da madeira
Valorizar as qualidades estéticas e tecnológicas da madeira
Proporcionar o desenvolvimento econômico e cultural das comunidades locais
Transformar o “olhar” do público consumidor gerando novas demandas
Sensibilizar a sociedade sobre a importância da evolução da questão ambiental
Mudar a posição da ÁRVORE como matéria prima dentro da cultura brasileira
Estabelecer um processo educativo permanente para que possa haver sempre a revisão dos significados e concepções no uso
e preservação das nossas ÁRVORES
Conscientizar a importância  da ÁRVORE como fonte inesgotável de recursos e orgulho para os brasileiros e para o mundo
Levar o conhecimento deste BEM ao maior número possível de pessoas ampliando, sempre, o alcance do centro difusor que deverá ser a Casa da Madeira

PÚBLICO ALVO
Público alvo é composto por especialistas, estudantes, formadores de opinião interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre alternativas tecnológicas mais apropriadas e por empresários interessados em investir na madeira para uso habitacional.

PORQUE ITABIBA
O Município de ITATIBA, em São Paulo, tem as condições ideais para se tornar um pólo de referência internacional na utilização da madeira na construção civil e no mobiliário. A presença de fábricas de móveis e objetos e da indústria de tratamento de postes de madeira, bem como da Escola SENAI, voltada ao design de produtos de madeira e da Universidade, com as Faculdades de Arquitetura e Engenharia, constituem a base para o fortalecimento deste pólo produtor.

DESCRIÇÃO
O Projeto será composto por um edifício-sede inteiramente construído com madeira, em área a ser designada, voltado para o uso habitacional, explicitando as inúmeras possibilidades da correta utilização desse material e aliando a excelência do design nacional às possibilidades tecnológicas de uso. A sede abrigará, ainda, um completo banco de dados eletrônico sobre a madeira.

O edifício sede terá aproximadamente 600m² de área interna  e 820m² de área coberta e externa. O programa terá características residenciais com salas, quartos, serviços, terraços e jardim. Em um segundo momento, serão transformados em ambientes institucionais.


O edifício sede, os dois módulos laboratório e um galpão oficina, serão completamente projetados, arquitetura e design de interiores, com componentes e mobiliário utilizando, sempre que possível, a madeira.
 
O galpão oficina de 500m² será construído inicialmente como suporte dos outros edifícios, posteriormente será local de oficinas, dois módulos laboratório, com 50m² cada um, estarão destinados ao aprendizado e a pesquisa das tecnologias mais avançadas na aplicação da madeira para uso residencial.

CONCLUSÃO
A construção da Casa da Madeira - centro de referência da madeira, será a experiência concreta que proporcionará a vivência e a conscientização dos significados históricos, artísticos, geográficos, econômicos e políticos  da madeira brasileira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...